A Escola
Com instalações criadas de raiz, temos uma filosofia transparente no relacionamento com os Pais e um projecto educativo com um olhar atento e individualizado para com cada criança.
Mais do que esta ou aquela característica muito própria – e há, efectivamente, algumas – é o TODO que faz a diferença.
É conseguir reunir num projecto:
- boas e adequadas instalações;
- uma filosofia de “porta aberta” e transparência, com segurança;
- um tipo de relacionamento com os pais em que parceria e comunicação são realidade diariamente;
- uma excelente equipa, formada por pessoas diferentes, mas com objectivos comuns;
- um projecto educativo exigente, com um respeito muito grande por estes primeiros anos de vida;
- um curriculum estimulante e de qualidade;
- um olhar atento e individualizado para cada criança.
O que nos diferencia?
Porque sabemos que nestas idades as crianças precisam de muita atenção individualizada, e só assim é possível dar a cada criança a atenção que achamos que ela merece. O quadro comparativo das capacidades legalmente permitidas para cada uma das idades e aquelas que nós praticamos e garantimos fala por si:
Número de crianças por sala | |||
Máximo Legal* | Tutor T | ||
Até à aquisição da marcha | 10 | 5 | |
Da aquisição da marcha até aos 24 meses | 14 | 9 | |
Dos 24 aos 36 meses | 18 | 12 | |
Dos 3 aos 4 anos | 25 | 15 | |
Dos 4 aos 5 anos | 25 | 16 | |
Dos 5 aos 6 anos | 25 | 18 |
* (Portaria n.º 262/2011 de 31 de Agosto e Dec-Lei nº 147/97 de 11 de Junho)
Porque sabemos que a curva de desenvolvimento nos primeiros anos de vida é muito íngreme, e fazemos questão que a abordagem de cada uma das salas seja o mais adequada possível ao estádio de desenvolvimento das crianças que a compõem/integram.
A importância que atribuímos ao nível de desenvolvimento efectivo de cada criança faz com que seja esta observação cuidada e atenta – feita através dos Perfis de Competências – que oriente a distribuição das crianças pelas salas (e não apenas a idade cronológica). Fazemos questão de respeitar o ritmo de cada criança e estamos interessados no seu desenvolvimento global equilibrado, ou seja, que ela se desenvolva equilibradamente em todos os domínios (físico, cognitivo, social, emocional).
Porque damos muita importância ao envolvimento dos Pais e das Famílias. Sendo o nosso principal objectivo (e prioridade) o mesmo – a felicidade dos filhos – a parceria, a partilha e a comunicação têm que ser uma realidade constante. Também porque esta proximidade, abertura e transparência têm efeitos muito positivos nas crianças, fazendo-as sentir-se mais felizes e seguras na escola. Assim, criamos frequentemente oportunidades e desafios para o envolvimento dos pais e das famílias, encorajamo-los a surpreenderem-nos com as suas iniciativas, mantemo-los diariamente a par das actividades dos filhos e das suas rotinas, através da aplicação Growappy, reunimo-nos individualmente com eles, duas vezes por ano (ou sempre que uma das partes o considere pertinente), para uma partilha formal de conquistas, esforços e curiosidades.
As responsáveis pelas salas, incluindo as dos Bebés (em que não existe obrigação legal), têm o curso de Educação de Infância e as auxiliares têm todas o curso de Auxiliar de Educação ou equivalente.
Missão
Hoje é indiscutível que os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais para o seu desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo. E também para a sua vida futura, como cidadã e como co-construtora da sociedade de amanhã.
A nossa missão é oferecer cuidados e educação de infância de elevada qualidade.
O crescimento, o desenvolvimento equilibrado e global, e a felicidade das crianças que nos são confiadas são a nossa prioridade.
Filosofia
Pretendemos ser uma extensão vital da família, partilhando o carinho e o interesse pela criança e ajudando a construir a base da sua felicidade e sucesso.
Queremos ser os parceiros dos pais que partilham os nossos objectivos, que são exigentes relativamente à educação dos filhos e que desejam participar no seu processo de aprendizagem.
Segurança
A segurança das crianças que nos estão confiadas é crucial para nós e os sistemas de segurança implementados nas nossas instalações – identificação biométrica e controlo de check-in/check-out – são uma mais valia, tanto para a Tutor T, como para os Pais.
A identificação biométrica, que exige o registo da impressão digital, garante que só é permitida a entrada livre no espaço da escola aos Pais e às pessoas por eles autorizadas a terem livre acesso aos filhos. Além de ser facilitador no momento de entrega e recolha das crianças.
O sistema de check-in/check-out, em que, através de um écran tátil, quem vem trazer ou buscar as crianças tem de se identificar, ficando desta forma construído um registo individual de cada criança que marca a que horas e com quem chegou e a que horas e com quem saíu, é também valioso em termos de segurança para a Tutor T, uma vez que permite saber, em todos os momentos do dia, quantas crianças se encontram no recinto da escola.
Equipa
Todos os nossos colaboradores são profissionais de educação de infância com formação, competência, dedicação e entusiasmo.
Cada sala tem a sua própria equipa – uma Educadora de Infância e uma Auxiliar de Educação – com formação técnica e pedagógica adequada para acompanhar o crescimento das crianças respeitando o seu próprio ritmo e dando enfoque a aspectos como a auto-estima, a auto-confiança, a saúde e o bem-estar e o desenvolvimento cognitivo. Cabe à equipa proporcionar experiências de aprendizagem que vão ao encontro dos interesses das crianças e que as preparem para as aventuras que o futuro lhes reserva.
-
Bebés
Maria Figueiroa Rego (Educadora de Infância)
Cláudia Vieira e Débora Rodrigues (Auxiliares de Educação) -
Toddlers P
A abrir oportunamente
-
Toddlers G
Mariana Pombo (Educadora de Infância)
Filipa Trindade (Auxiliar de Educação) -
Twaddlers
Joana Ferreira (Educadora de Infância)
Andreia Quaresma (Auxiliar de Educação) -
PE1-A
Susana Luz (Educadora de Infância)
Patrícia Santos (Auxiliar de Educação) -
PE1-B
Theara Groz (Educadora de Infância)
Vera Costa (Auxiliar de Educação) -
PE2
Vânia Martins (Educadora de Infância)
Marlene Simão (Auxiliar de Educação) -
PE3
Filipa Fornelos Afonso (Educadora de Infância)
Iara Silva (Auxiliar de Educação) -
Part Time
Sónia Cruz (Psicopedagoga)
Lisa Pereira (Auxiliar de Educação) -
Apoio
Tânia Gonçalves (Auxiliar de Educação)
Vanda Lages (Auxiliar de Educação)
-
Recepção
Margarida Monsanto
-
Directora
Teresa Prazeres
-
Psicóloga
Catarina do Passo
Quer trabalhar connosco?
Caso tenha uma licenciatura na área de Educação de Infância ou um curso técnico de Auxiliar de Educação (ou equivalente), poderá enviar-nos a sua candidatura.