Pré-Inscrição

Creche

Nestas idades as crianças aprendem através das relações que estabelecem, da observação e da exploração do mundo que as rodeia, de experiências que lhes interessam e em que intervêm activamente e de respostas positivas por parte dos adultos em quem confiam.

Bebés, o início das Descobertas

Hoje em dia sabe-se que os bebés reagem a estímulos ainda dentro do ventre materno e nas suas primeiras semanas de vida têm os seus cinco sentidos já a funcionar. O desenvolvimento destes faz-se, como qualquer competência humana, ao longo da vida, mas é, sem dúvida, no primeiro ano que tudo começa!…

Ao sabermos que os bebés empreendem o tempo que passam acordados a absorver tudo o que os rodeia, ao nível de imagens, sons, cheiros e texturas, a nossa Equipa da Sala dos Bebés encoraja-os a explorar o mundo à sua volta, e estimula-os, com actividades adequadas ao seu nível de desenvolvimento, para que se desenvolvam nos vários domínios: físico, cognitivo, sócio-emocional e linguístico.

Toddlers, a idade do EU!

Designamos por Toddlers as crianças entre o 1º e o 2º ano de vida.

A principal característica das crianças desta idade é o egocentrismo – relacionam-se com o mundo como se ele girasse à sua volta! Para além disso, os Toddlers são muito curiosos e exploradores activos, exigentes e com uma energia inesgotável. Precisam de uma rotina diária consistente, mas flexível, que permita deixarmo-nos guiar pelos seus interesses.

Os Toddlers têm necessidade de movimento e exploração num ambiente repleto de linguagem, muito acolhedor e seguro, assente em relações de afecto que os valorizem.

Twaddlers & Preppers, a idade do Não!

Designamos por Twaddlers e Preppers as crianças entre o 2º e o 3º ano de vida.

A fase de desenvolvimento que surge aos dois anos é emocionante. O dom da linguagem desabrocha diante dos nossos olhos e as crianças começam a usar a linguagem como uma forma prática de comunicar. A aquisição de vocabulário atinge o seu auge e as palavras saem a uma velocidade estonteante.

Entre os 24 e os 36 meses de vida, o crescimento e desenvolvimento das crianças continua numa fase de franca aceleração, pelo que optámos por criar duas salas: os Twaddlers, dos 24 aos 30 meses*, e os Preppers, dos 30 aos 36 meses*.

O objectivo prende-se com o ideal de ajustar o mais possível as actividades e os materiais propostos ao nível de desenvolvimento das crianças nelas integradas, uma vez que há diferenças significativas entre as crianças que integram uma e outra sala.

* em termos indicativos

Twaddlers

Os Twaddlers (24 – 30 meses) são naturalmente muito curiosos, muito enérgicos e estão sempre prontos para pôr em prática as suas conquistas anteriores, bem como para se exercitarem na superação de novos desafios.

O seu vocabulário aumentou exponencialmente, mas têm uma predilecção pela palavra “não”, sendo esta fase conhecida pelas birras sempre que se vêem impossibilitados de cumprir uma vontade!…

Os Twaddlers também demonstram uma cada vez maior capacidade de concentração e mais à-vontade em exercícios e actividades de maior complexidade motora.

Preppers

Os Prepers (30 – 36 meses) diferenciam-se dos Twaddlers pela consolidação de várias competências que tinham começado a despertar e pela acentuação de outras características, que se tornam nesta fase ainda mais visíveis.

Uma das grandes diferenças entre os Preppers e os Twaddlers está ao nível da autonomia na higiene: os Preppers já controlam completamente os esfíncteres e já não usam fralda.
Mais ainda, há, nitidamente, uma maior estabilidade quer ao nível da coordenação e do equilíbrio, quer ao nível da expressão, uma vez que os Preppers são já capazes de formular frases com 3 e 4 palavras.

As crianças desta idade também demonstram uma maior necessidade de socialização e é visível o entusiasmo e o gosto que têm ao sentirem-se na companhia das outras crianças.

Part Time

O programa de Part Time é especialmente dirigido a crianças entre os 18 meses e os 3 anos e meio, que estão ainda em casa, entregues a familiares ou pessoas que cuidam delas, e propõe-se oferecer‑lhes, durante o período da manhã – em que estão mais activas – a oportunidade de cantar, dançar, ouvir histórias, assistir a teatros de fantoches, dar passeios, explorar novas sensações e, acima de tudo, brincar com amigos da mesma idade.