Pré-Inscrição

A Filosofia Educativa que sustenta toda a nossa prática educativa tem por base o trabalho e as pesquisas de reconhecidos teóricos de Desenvolvimento Infantil e da Educação de Infância, nomeadamente, Jean Piaget (marcos fundamentais do desenvolvimento infantil), Erik Erikson (identificação dos níveis emocionais e sociais que as crianças atravessam), Lev Vygotsky (desenvolvimento psicológico na infância) e Howard Gardner (teoria das inteligências múltiplas)*.

Em termos pedagógicos, e sempre fieis ao principio basilar de ir ao encontro dos interesses e das necessidades das crianças, identificamo-nos com o modelo educativo do Movimento da Escola Moderna.

Acreditamos que a participação activa das crianças, a organização cooperada e a gestão conjunta do currículo promovem a sua formação democrática e o seu desenvolvimento sociomoral.

O Ambiente Educativo

As salas de Jardim de Infância, em que se continua a privilegiar um ambiente apropriado ao desenvolvimento, envolvente e rico em oportunidades de aprendizagem, dispõem de Áreas de Aprendizagem Activa estruturadas.

Estas áreas convidam as crianças a participarem em investigações por iniciativa própria em que desenvolvem as competências de resolução de problemas e o pensamento crítico, que lhes permite questionarem-se, serem criativas na utilização de materiais e envolverem-se em experiências que lhes darão as bases para uma verdadeira compreensão da Matemática, da Literacia e do Mundo.

Os estudos mostram que a aprendizagem das crianças é mais efectiva quando elas se envolvem, activamente, na edificação do conhecimento através de actividades de aprendizagem por sua iniciativa, num ambiente rico e estimulante e apoiadas com carinho e encorajamento pelos adultos que as acompanham.

Deste modo, o Educador de Infância e a Equipa complementam estas experiências com actividades de grande e pequeno grupo – centradas na formação do carácter, na expressão motora, na ciência, na matemática, na música e numa variedade de temas curriculares – tendo como base as Áreas de Conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.

Os instrumentos de pilotagem da sala e a metodologia de trabalho de projecto são meios que nos apoiam a atingir os objectivos e que contribuem para desenvolver e estimular os processos de aprendizagem e de co-construção do conhecimento.

* Teoria das Inteligências Múltiplas

A Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) foi pensada por Howard Gardner para posicionar todas as crianças no trajecto de aprendizagem para a vida.

Esta teoria foi desenvolvida para estimular e educar a criança no seu todo – cognitiva, física, social e emocionalmente.

A TIM foi delineada segundo o princípio de que as crianças
são inteligentes de muitas maneiras diferentes, reconhecendo-se oito “inteligências” distintas:
– Inteligência Verbal / Linguística
– Inteligência Lógica / Matemática
– Inteligência Visual / Espacial
– Inteligência Musical / Mística
– Inteligência Corporal / Cinestésica
– Inteligência Naturalista
– Inteligência Interpessoal / Social
– Inteligência Intrapessoal / Introspectiva