5 anos
As crianças de 5 anos apreciam histórias e jogos de palavras, observando também com maior atenção a presença da escrita um pouco por todo o lado… É nesta fase que as crianças compreendem melhor que o que se diz pode ser escrito e gostam bastante de se dedicar a tarefas que envolvam tanto a descoberta do código escrito como do código numérico.
A sala dos 5 anos
Nesta idade as crianças são capazes de uma maior independência e autonomia nas brincadeiras e jogos em que se envolvem, mas o isolamento não é a regra, antes pelo contrário!
Aos 5 anos as crianças gostam de seleccionar um grupo mais restrito de companheiros para empreender as suas brincadeiras, mas continuam a apreciar os momentos em grande grupo e gostam de se sentir fazer parte desse grupo, onde cada vez mais sabem respeitar a sua vez e a dos outros e onde a palavra partilha já faz todo o sentido.
Tendo sempre em conta estes aspectos e características, a Equipa de Sala trabalha diariamente no sentido de proporcionar às crianças nela integradas oportunidades de descoberta e crescimento, em pequenos grupos, ou individualmente.
Continuam a surgir Trabalhos de Projecto em que, naturalmente, os desafios propostos partem da iniciativa das crianças e ampliam a sua aprendizagem, cabendo à Equipa da Sala apoiar na estruturação de ideias e na organização do trabalho.
Assim, ao espreitar pela janela de observação da Sala PE3 poderá deparar-se com momentos de:
– Crianças reunidas em grande grupo a desenvolver actividades simples e de partilha que estimulam, essencialmente, o desenvolvimento da linguagem e o sentimento de pertença ao grupo;
– Crianças reunidas em grande grupo a preencher os instrumentos de pilotagem que apoiam a organização da vida do grupo (Mapa de Presenças, Mapa de Tarefas, Mapa do Tempo,…) e a delinear as actividades para esse dia;
– Crianças envolvidas na realização de tarefas relacionadas com o projecto ou projectos que decorrem na sala, fruto da sua curiosidade e interesse;
– Crianças envolvidas em actividades variadas e orientadas pelos adultos, tanto de linguagem oral como de abordagem à escrita e à matemática;
– Crianças a explorar autónoma e activamente as várias Áreas de Aprendizagem disponíveis na sala, manipulando os objectos e materiais existentes em cada uma delas com vista a novas aprendizagens, fazendo escolhas e tomando decisões.